Por que buscar uma assessoria jurídica?

Por Valério de Castro Neto

 

É de conhecimento geral que prevenir é melhor do que remediar. Quando se fala de empresas isso não muda – é muito mais fácil evitar possíveis problemas do que efetivamente resolvê-los. Uma boa maneira de evitar esses problemas é por meio de uma assessoria jurídica.

Assessoria jurídica nada mais é do que a consultoria jurídica preventiva, visando soluções para o planejamento do contratante, suas decisões e operações.

Tendo em vista que a assessoria tem como objetivo acompanhar de perto e aconselhar o cliente, ela possui algumas peculiaridades, dentre elas:

  • Atendimento personalizado: Cada caso é analisado individualmente, buscando obter informações relevantes para que o cada cliente possa tomar decisões informadas.
  • Atendimento ágil: O mundo corporativo tem um ritmo diferenciado e, consequentemente, a assessoria jurídica acompanha esse ritmo.
  • Atendimento objetivo: Mais do que dar uma aula, o objetivo aqui é tornar as coisas entendíveis para o cliente. Sem preciosismos, juridiquês ou pedância!
  • Atendimento seguro: Apesar de rápido e objetivo, a assessoria jurídica deve fornecer ao cliente informações embasadas e seguras. Por isso, é importante garantir que os profissionais escolhidos sejam de confiança.

Diante disso, percebemos que esse tipo de consultoria é extremamente vantajosa! O profissional guia seu cliente para os caminhos mais eficientes, evitando qualquer tipo de planejamento que venha a prejudicá-lo. É importante que o profissional escolhido possua não só conhecimento do direito, mas também do ramo em que o cliente está inserido, o que faz com que o contratante tenha ainda mais segurança em suas decisões. O quanto antes o planejamento jurídico for feito, mais tranquilidade a empresa terá no futuro –  além de evitar problemas graves, evitam-se, também, erros mais simples que podem causar dor de cabeça no futuro.

A assessoria jurídica pode ser feita em diversas áreas:

  • Direito Societário: O assessor que lida com a área societária está ligado às questões do mundo corporativo, se atentando à construção de sociedades e estabelecimento de acordos, por exemplo. A presença de uma assessoria nessa área é imprescindível, a assessoria vai evitar irregularidades na estrutura societária ou em seus atos constitutivos, garantindo segurança para a empresa.
  • Direito Trabalhista: O assessor que lida com essa área está atento às relações de trabalho. Aqui, o cliente entende as suas obrigações como empregador, evitando qualquer tipo de conflito e garantindo a justiça para ambas as partes.
  • Direito Tributário: O planejamento tributário exige cuidado especial, para que haja uma economia no pagamento dos tributos, assegurando a regularidade da empresa e evitando qualquer tipo de sanção posterior ou pagamento indevido.
  • Propriedade intelectual: O assessor que lida com essa área assegura que o seu cliente não perca os direitos sobre suas criações. São diversos problemas que estão ligados à propriedade intelectual, principalmente a ausência de regularização devida. Quem não regulariza sua propriedade intelectual está exposto, e assessoria jurídica garante apoio e orientação nesse aspecto.

A assessoria jurídica não é um custo, é um investimento que, além de poupar o cliente de várias dores de cabeça e problemas mais graves, também pode gerar economia. O sucesso de seu negócio está ligado ao planejamento e gerenciamento de uma série de fatores. Não arrisque, tenha certeza! Busque uma assessoria jurídica